Women Game Jam 2021 (WGJ) acontece em agosto, com novidades!

Um evento que vale apena conferir!

O evento Women Game Jam (WGJ) chega à sua 5° edição e, depois do sucesso de 2020, que contou com mais de 1000 participantes, mais de 100 jogos publicados, em 15 países, a edição de 2021 será o primeiro passo para o que planejamos para o futuro, um evento híbrido. Serão algumas sedes presenciais em capitais australianas (Sydney, Melbourne e Western Austrália) e continuará online nos demais países.

A ideia para o futuro é que a capilaridade do evento possa continuar a crescer no formato online e que cada vez mais países e cidades se sintam empoderadas para sediar o evento, possibilitando que mulheres cis, trans e pessoas não binárias de diferentes países, culturas e raças possam, juntas, desenvolver jogos.

A edição de 2021 vem com muitas novidades. O evento acontecerá dos dias 20 a 22 de agosto, e terá, do dia 06 ao dia 19 de agosto, ciclos de palestras, painéis, workshops e tudo isso de forma inteiramente online e com interpretação simultânea para libras.

Dentre as novidades de 2021, temos o lançamento da We Game Jam. A Women Game Jam nasceu com o propósito de incluir mais mulheres na indústria de jogos. Com o passar das edições, percebemos que outros grupos de expressão de gênero também precisavam ser acolhidos e incentivados. Até o ano passado, acolhemos outras expressões não necessariamente femininas dentro do evento, mas fomos informados da problemática em receber tais públicos num evento com o nome Women (mulheres) como identidade.

A partir disso, buscando acolher e desenvolver uma comunidade autônoma dentro da indústria de games, nasceu a We Game Jam, um evento irmão da Women Game Jam, que acontece na mesma data e servidor, com canais e conteúdos próprios, focados no público transmasculine. A ideia é identificar e fortalecer essa comunidade para que o evento ganhe cada vez mais público e autonomia para decidir suas necessidades e demandas específicas, ao mesmo tempo que conversa e se inclui na estrutura atual da Women Game Jam.

A edição deste ano chega com foco na troca de experiências, construção de uma comunidade forte, unida e engajada, para que tenhamos um ecossistema cada vez mais diverso e acolhedor. Hoje, a Women Game Jam é a maior maratona de desenvolvimento de jogos com recorte de gênero da América Latina. Hoje já registramos um aumento de 10% de mulheres na indústria em países como Chile, simplesmente devido ao surgimento da Women Game Jam.

Aqui, no Brasil, ainda não conseguimos mensurar o impacto real da WGJ, pois no último dado que temos, de acordo com o 2° Censo da Indústria Brasileira de Jogos (de 2018), as mulheres representam apenas 21% da mão de obra na indústria de games e, em nível global, pessoas transgênero representam menos de 2% – logo, precisamos de ações que insiram e criem possibilidades para que essas pessoas possam trabalhar como desenvolvedoras.

Game Jams muitas vezes são a porta de entrada para uma carreira na área de desenvolvimento de jogos, pois concentram pessoas com interesses em comum e diferentes níveis de experiência, sendo, para várias pessoas, a primeira possibilidade de desenvolver um jogo e começar a construir um portfólio. Porém, o atual cenário ainda é dominado por homens e pode fazer com que muitos sintam que “não pertencem” a esse ambiente.

sentimento esse frequentemente acompanhado de desconforto, seja pelo assédio, seja pelo tratamento diferenciado. Por isso, o evento existe: para criar um ambiente acolhedor, dar suporte e, principalmente, para que essas minorias sintam que têm liberdade para criar, trocar, aprender e errar. Um local onde essas pessoas possam se sentir mais seguras, mais fortes e, consequentemente, mais empoderadas ao se verem refletidas nos participantes e que, assim, passem a ocupar esses espaços, tornando-os mais amigáveis para pessoas de qualquer gênero, raça e credo.

O convite é para toda mulher e/ou pessoa trans e/ou não binária que queira experimentar o ambiente de criação de jogos pela primeira vez e, também, para as que já estão na indústria e desejam compartilhar conhecimento com mais profissionais e se divertir, crescendo no processo. É o primeiro passo dentro de muitos que virão, para que, juntos, possamos tornar o desenvolvimento de jogos mais humano, profissional e diverso.

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

LANÇAMENTOS

Redes Sociais

20,262FansLike
14,284FollowersFollow
2,870FollowersFollow

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PARCEIROS VERIFICADOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

ACOMPANHE NO FACEBOOK

CONSOLES

Please disable your adblock and script blockers to view this page.