Shadow of the Tomb Raider – Análise

Finalmente Shadow of the Tomb Raider foi lançado depois de um bom tempo em desenvolvimento pela Eidos Montreal em parceria com a Crystal Dinamics, este game é o terceiro titulo do reboot iniciado pelo Tomb Raider (2013) e teve a sua publicação realizada pela famosa Square Enix.

Desvende os mistérios por trás de grandes civilizações antigas enquanto explora locais repletos de armadilhas mortais, tenha o controle de uma Lara Croft com um espirito mais caçador e destemido, e que acaba descobrindo o alto preço a ser pago pelas suas ações.

Tudo isso enquanto luta contra a trindade e os seus muitos soldados que buscam um artefato misterioso que teria o poder de recriar o mundo a sua maneira.

Shadow of the Tomb Raider foi lançado em 14 de setembro de 2018 para as plataformas Xbox One, playstation 4 e Computador.

Aspecto visual

Um dos pontos mais incríveis desta nova aventura de Lara Croft é o seu visual altamente detalhado onde cada pequeno lugar foi muito bem trabalhado, se mostrando muito superior ao seu titulo antecessor. Seja pela sua ambientação rica em detalhes através de uma floresta densa, ruínas antigas, vilarejos ou enquanto mergulha nos mais diversos locais é possível perceber desde o primeiro momento toda a sua atmosfera envolvente. Mas, mesmo com tantos lugares tão bem criados, existem alguns pequenos lagos específicos que não apresentam a mesma qualidade em relação a outras áreas do jogo.

Apesar do jogo possuir total suporte a resolução 4K e HDR que proporcionam uma experiencia ainda mais surpreendente, os desenvolvedores trabalharam ao máximo para também levar a melhor experiencia possível nos consoles mais básicos que não possuem estas características, o que resultou em gráficos absurdos em todos os consoles em que esta disponível.

Boa parte do jogo se passa no Peru, em uma região chamada de Paititi que apresenta um nível de detalhe que particularmente acredito ser um dos lugares mais bem detalhados que tive a oportunidade de ver em um jogo.

Jogabilidade & Exploração

Logo nos primeiros momentos é possível perceber que o seu desafio não vai ser fácil nesta nova aventura decisiva, você deve utilizar de todos os meios possíveis para sobreviver em sua jornada onde você enfrenta não somente os soldados da trindade como também a própria vida selvagem que se mostra mais mortal e feroz do que nunca. Algo que também merece uma atenção em especial são os grandes e mortais jaguares que desde sua primeira aparição causam bons momentos de desafio e tensão ao jogador.

Utilize de uma variedade de armas que podem ser aprimoradas em diversos aspectos, como ganhar mais dano conforme você coleta materiais ao longo do caminho, estas armas podem ser Arcos, Pistolas, Metralhadoras e até mesmo espingardas. Outra característica muito interessante que pode ser usada é a utilização de “Rapel” em muitas áreas do jogo para descer montanhas ou até mesmo soltar um “Gancho” para se pendurar e alcançar lugares distantes.

Durante a sua exploração em determinados locais e vilarejos existe a possibilidade de interagir com os habitantes e conseguir missões secundarias que ao serem completadas podem te render boas recompensas, durante a sua conversa com estas pessoas você pode conhecer vendedores onde é possível comprar munição, novas armas e materiais para aprimorar os seus equipamentos.

Enquanto segue em sua aventura por locais inexplorados é possível perceber determinadas “Estatuas” e “Totens” que permitem a sua interação, com isso você consegue aprender coisas novas sobre estas civilizações antigas e suas culturas.

Você também tem a sua disposição uma arvore de habilidades no qual é possível melhorar o seu combate e até mesmo para encontrar armadilhas com mais facilidade.

Personalização & Customização

Existe uma boa variedade de roupas que você pode desbloquear no game e que podem até mesmo conceder atributos especiais como bônus de coleta de material, algumas destas roupas são consideradas raras e podem ser encontradas durante a sua exploração durante o jogo. Mas, uma das coisas que mais chama a atenção é a possibilidade de jogar com “Roupas” dos jogos clássicos, como o visual de Lara Croft em Tomb Raider: The Angel of Darkness e Tomb Raider 2, proporcionando bons momentos de nostalgia para quem teve a oportunidade de jogar alguns dos títulos mais antigos da franquia.

Aspecto Sonoro & Dublagem

O game apresenta efeitos de som que se mostram altamente realistas seja ao caminhar na floresta, áreas rochosas, vilarejos povoados ou mergulhar nos mais diversos lagos. É possível perceber o cuidado que os desenvolvedores tiveram com a experiencia sonora de um modo geral. As vozes dos personagens foram bem trabalhadas em sua dublagem para o português do Brasil e proporcionam uma imersão incrível principalmente para aqueles que preferem jogos dublados, mas assim como outros títulos no mercado algumas vozes dubladas não combinam com determinados personagens, como por exemplo pessoas mais velhas nos vilarejos podem apresentar vozes de pessoas mais jovens, mas não é nada que atrapalhe a diversão.

Um fato curioso é que você tem a possibilidade de alterar a dublagem dos habitantes locais para que eles falem os seus idiomas nativos aumentando ainda mais a imersão que o jogo proporciona.

Dificuldade & Táticas de Combate

O jogo possui um mapa que é cerca de três vezes maior do que o seu antecessor, com isso é possível perceber uma quantidade maior de locais secretos para descobrir e para aqueles que gostam de um pouco mais de desafio existem diversas Tumbas antigas que proporcionam o ambiente certo para testar as suas habilidades. Mas não se engane com os belos visuais do jogo, seja sempre cuidadoso ao caminhar em cavernas pois muitas armadilhas te esperam por todos os lugares.

Existe uma quantidade maior de enigmas [Puzzles] para resolver durante todo o game e cada um deles vem no momento certo mantendo um bom ritmo na sua aventura, alguns destes enigmas são considerados fáceis, mas existem outros que podem fazer você tentar por varias vezes até que finalmente consiga resolver para então prosseguir na sua missão.

Entre as diversas táticas de combate que você pode utilizar para enfrentar os seus inimigos, é possível atacar de cima das arvores ou até mesmo se camuflar com a lama nas florestas para se esconder entre as vinhas das arvores e eliminar os seus inimigos sem que eles vejam você, da mesma forma que Arnold Schwarzenegger fez no filme O Predador.

Mas, se você quer ter uma experiencia verdadeiramente desafiadora escolha a dificuldade mais alta, no qual não é possível ver dicas e outras informações que te ajudam a encontrar o caminho certo para prosseguir na sua missão.

Conclusão

Esta é a aventura definitiva de Lara Croft em um mundo verdadeiramente selvagem para ser explorado, e onde a sua sobrevivência deve vir a qualquer custo. Shadow of the Tomb Raider brilha pelo seu visual impecável, grande liberdade de exploração terrestre e em cavernas subaquáticas, assim como uma experiencia sonora que é digna de grandes filmes. Com tudo isso o game oferece horas incansáveis de gameplaypara qualquer fã de jogos de aventura e exploração, mas que mostra uma história principal relativamente curta.


Identificação de Credibilidade da Review

Jucélio “Lenda” Verissimo
Xbox One (FAT)

Digital Key provided by Square Enix

Esta nossa análise de Shadow of the Tomb Raider representa a nossa opinião diante do jogo, com base em tudo o que vimos e experimentamos durante o gameplay.

Recomendamos a todos que joguem e tirem as suas próprias conclusões, pois, sabemos que as pessoas têm opiniões e gostos diferentes.


Entenda as nossas notas e avaliações, acesse aqui!

PONTOS POSITIVOS:

◆ Visualmente magnifico em quase todos os lugares;
◆ Grande experiência de exploração terrestre e aquática;
◆ Efeitos sonoros das florestas são impecáveis;
◆ Mais sombrio e sanguinário do que o seu antecessor;
◆ Novas possibilidades para ataques sorrateiros;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ A história principal se mostra um pouco curta mesmo com o seu mapa três vezes maior do que o seu antecessor;
◆ É possível perceber em determinados lagos a baixa qualidade da água enquanto nada;
Jogabilidade
9.5
Aspecto Visual
10
Dificuldade
9
Aspecto Sonoro
10
Personalização
9
Diversão
9.5

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Visualmente magnifico em quase todos os lugares; <BR>◆ Grande experiência de exploração terrestre e aquática; <BR>◆ Efeitos sonoros das florestas são impecáveis; <BR>◆ Mais sombrio e sanguinário do que o seu antecessor; <BR>◆ Novas possibilidades para ataques sorrateiros; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ A história principal se mostra um pouco curta mesmo com o seu mapa três vezes maior do que o seu antecessor; <BR>◆ É possível perceber em determinados lagos a baixa qualidade da água enquanto nada;Shadow of the Tomb Raider - Análise