Warcraft 3: Reforged – Análise

Retornando ao clássico universo de Warcraft!

Muitos fãs aguardaram ansiosamente desde que a Blizzard revelou estar desenvolvendo uma remasterização de um dos seus maiores clássicos de estratégia em tempo real, Warcraft 3: Reforged é uma nova e melhorada versão de Warcraft 3 e apresenta uma série de novidades que vamos conferir ao decorrer desta análise.

O lançamento de Warcraft 3: Reforged foi realizado em 28 de janeiro de 2020 para a plataforma do computador (PC), o game esta atualmente disponível através do inicializador Battle.net (Blizzard).

GUERRAS ENTRE EXÉRCITOS

Sua jornada em Warcraft 3: Reforged começa em um momento de conflitos onde os humanos e orcs constantemente estão se enfrentando, embora a campanha do jogo seja dividida em diversos capítulos diferentes, existe um prólogo que mostra acontecimentos importantes para compreender toda a história, então sua jornada segue uma linha temporal bem projetada e repleta de reviravoltas surpreendentes. Você irá encontrar personagens famosos pelo caminho, como o príncipe Arthas Menethil de Lordaeron, a poderosa feiticeira Jaina Proudmoore, o chefe guerreiro Thrall, Illidan Stormrage e muitos outros. Para evitar grandes spoilers para aqueles jogadores que estão entrando no mundo de Warcraft 3 pela primeira vez, não vamos nos aprofundar muito nos acontecimentos da história que podem impactar na sua experiência.

Uma das principais novidades deste título remasterizado é a presença de um visual aprimorado em muitos dos seus aspectos, as melhorias são notáveis principalmente para os jogadores que tiveram a oportunidade de jogar ou experimentar a versão clássica lançada em 2002. Todas as texturas receberam melhorias significativos, assim como os modelos de personagens que foram muito bem produzidos, efeitos de habilidades e sombreamento do ambiente.

Toda a interface e menus do jogo também receberam melhorias e apresentam um design mais atraente ao jogador, tudo isso combinado a possibilidade de jogar em resolução 4K que oferece uma experiência visual ainda melhor.

COLETANDO E CONSTRUINDO

As mecânicas básicas de Warcraft 3: Reforged funcionam assim como em todo o bom jogo de RTS onde o jogador pode coletar recursos e aprimorar seus exércitos e construções com o decorrer do tempo. O jogador pode utilizar os peões para coletar madeira e ouro para então criar novos estabelecimentos como Quarteis utilizados para criar soldados diversos, Torres de Vigia para proteger a sua base e Casas que são importantes para aumentar o seu limite populacional, permitindo que você possa criar mais unidades.

Dependendo do mapa em que esta jogando atualmente, podem existir diversas minas de ouro espalhadas e você pode controlar cada uma delas e assim aumentar ainda mais a sua velocidade de mineração de ouro e consequentemente ter um exército ainda maior e mais forte.

COMANDANDO HERÓIS

O jogo Warcraft 3 também apresenta unidades especiais (como Jaina, Arthas, Uther, etc.) que são mais poderosas em relação aos soldados comuns, estas unidades são chamadas de “Heróis”, ao enfrentar batalhas com estes personagens você pode obter experiência, evoluir, desbloquear novas habilidades e até mesmo equipar determinados itens ao longo da sua partida, vale lembrar que o jogo também conta com diversas missões secundarias que podem ser concluídas ao longo da sua campanha. Estas características são comuns nos jogos de RPG e possibilita que o game tenha um gameplay mais profundo.

CRIAÇÕES DE MAPAS

O famoso editor de mapas de Warcraft 3 também está presente nesta remasterização, agora com diversas melhorias e também apresenta todos os modelos novos da versão Reforged, neste editor o jogador pode criar e dar vida ao seu próprio mapa personalizado e então jogar nele ao lado dos seus amigos ou outros jogadores em partidas online.

OS MODOS DE JOGO

Além do modo campanha (história) o jogo também possui o modo Contra que permite ao jogador encontrar partidas online facilmente para modos de 1×1, 2×2, 3×3, 4×4 e TCT, também é permitido selecionar as suas preferências de mapa e qual raça você quer começar, selecionando entre Humanos, Orcs, Mortos-Vivos, Elfos Noturnos ou seleção aleatória.

Outro modo interessante é o de jogos personalizados, neste modo os jogadores podem encontrar uma lista com diversas partidas em mapas personalizados que foram criados pela comunidade, também é possível ver detalhes como o tamanho do mapa, se as raças são aleatórias ou até mesmo quem é o host da partida.

UMA DUBLAGEM DE RESPEITO

Uma das primeiras coisas que também chamam a atenção dos jogadores em Warcraft 3: Reforged é a presença da sua dublagem (áudio) em Português do Brasil, podemos notar facilmente que todos os trechos de diálogos foram traduzidos para o nosso idioma, isso se mostrou realmente fantástico ao apresentar uma qualidade de dublagem surpreendente. Muitas das vozes dos dubladores combinaram perfeitamente com as características dos seus respectivos personagens, isto tornou a experiência ainda mais atrativa ao longo desta aventura.

CONCLUSÃO

Ao longo desta analise podemos ver que Warcraft 3: Reforged se apresenta como uma boa remasterização, apresentando um visual aprimorado em muitos dos seus aspectos, ele é mais atraente aos jogadores novatos e também a uma parte dos fãs mais antigos que sempre quiseram retornar a este título. A dublagem (áudio) do jogo no nosso idioma ficou realmente surpreendente, e permite aos jogadores entenderem ainda mais sobre os acontecimentos da história deste grande clássico. Contudo, boa parte das animações durante as cenas da história deixam a desejar e se mostram um pouco “travadas” assim como a movimentação das unidades que por vezes não respondem muito bem aos comandos, apesar disso, o game ainda oferece uma das histórias mais épicas e marcantes já apresentadas em um jogo.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (Battle.net)

Warcraft 3: Reforged foi gentilmente cedido pela Blizzard para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ Apresenta uma história surpreendente ao longo da campanha;
◆ Os menus e interface foram bem trabalhados e possuem um bom aspecto visual;
◆ Possui legendas e dublagem (áudio) muito bem produzida para Português do Brasil;
◆ Assim como na versão clássica é possível criar o seu próprio mapa personalizado utilizando o editor do jogo;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ As animações durante a história são um pouco "travadas", assim como a movimentação das unidades em determinados momentos;
◆ Todas as cenas apresentadas são exatamente as mesmas da versão clássica, não foram adicionados cenas novas;
Jogabilidade
6.5
Aspecto Visual
7
Aspecto Sonoro
9
Dificuldade
7.4
História
10
Modos de Jogo
7.8
Diversão
7

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Apresenta uma história surpreendente ao longo da campanha; <BR>◆ Os menus e interface foram bem trabalhados e possuem um bom aspecto visual; <BR>◆ Possui legendas e dublagem (áudio) muito bem produzida para Português do Brasil; <BR>◆ Assim como na versão clássica é possível criar o seu próprio mapa personalizado utilizando o editor do jogo; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ As animações durante a história são um pouco "travadas", assim como a movimentação das unidades em determinados momentos; <BR>◆ Todas as cenas apresentadas são exatamente as mesmas da versão clássica, não foram adicionados cenas novas;Warcraft 3: Reforged - Análise