Assassin’s Creed: Odyssey – Análise

Produzido pela Ubisoft Quebec com o motor gráfico AnvilNext 2.0, o jogo Assassin’s Creed: Odyssey chegou ao mercado de games como o decimo primeiro game da serie principal de Assassin’s Creed e foi um dos grandes lançamentos de 2018.

Oferecendo algumas mecânicas já conhecidas do seu antecessor, é possível ter uma verdadeira experiência de um RPG de Ação através de um sistema de evolução, uma história profunda e itens raros para serem conquistados no game.

Assassin’s Creed Odyssey foi lançado em 5 de outubro de 2018 para as plataformas Xbox One, Playstation 4 e Computador. O game também chegou para Nintendo Switch, mas esta versão foi lançada exclusivamente no Japão.

Uma odisseia vista por outros olhos

Algo que chama muito a atenção já durante os momentos iniciais do jogo é que você passa por um pequeno ‘Prólogo’ onde pode controlar o guerreiro Leônidas em uma incrível batalha ao lado dos seus 300 soldados. Logo após é possível ver uma das grandes novidades do jogo que é a possibilidade de escolher entre um dos dois personagens diferentes que são conhecidos como ‘Misthios’ uma espécie de mercenários neste mundo antigo, o personagem também conta com a ajuda de uma águia que é muito útil na hora de marcar os seus inimigos e localizar determinados objetivos no mapa.

Estes personagens são Alexios e Kassandra, que são descendentes do famoso guerreiro espartano Leônidas, e independente de qual personagem for escolhido pelo jogador a história permanece a mesma, mas existe a presença de escolhas durante os diálogos do jogo que podem levar a caminhos completamente diferentes em suas missões, e isso torna a experiência verdadeiramente única.

Toda a sua aventura se inicia após você ser jogado de um penhasco ainda criança, então anos depois você surge como um ‘Misthios’ que busca não somente vingança mas também a oportunidade de encontrar a sua família, mas logo se descobre que um culto misterioso chamado de “O Culto do Kosmos” esta por trás de muitas coisas horríveis que acontecem por todo o mundo grego.

Algo também interessante com relação a história do jogo é que tudo se passa séculos antes dos acontecimentos de Assassin’s Creed: Origins, agora você esta na época da Grécia Antiga e em meio aos conflitos entre Esparta e Atenas, durante a chamada ‘Guerra do Peloponeso’.

O visual do jogo esta surpreendente e de longe pode ser considerado um dos jogos mais belos lançados em 2018, seja por suas construções no mundo grego ou por suas paisagens de tirar o fôlego é possível passar horas admirando e explorando cada lugar.

O game também apresenta o maior mundo já criado para um jogo de Assassin’s Creed, com cerca de 256km² o seu mapa pode ser considerado até 2.5 vezes maior do que o seu titulo anterior.

Um mundo de desafios

É possível gastar dezenas de horas fazendo missões dentro do jogo ou apenas buscando por equipamentos raros e armas ainda mais poderosas, tudo isso graças ao seu sistema de RPG que recebeu melhorias em relação ao seu titulo anterior. Existe uma enorme variedade de missões secundarias para serem concluídas e até mesmo algumas temporárias onde você deve concluir os seus objetivos dentro de um período de tempo em que estão disponíveis.

Algo que se tornou muito presente neste novo titulo da franquia Assassin’s Creed foi o seu sistema naval de uma forma mais aprimorada do que em AC: Black Flag, enquanto navega pelos mares é possível explorar lugares inimagináveis e ainda destruir e pilhar os navios inimigos para conseguir itens e materiais diversos. Tudo isso ao lado da sua própria tripulação que pode receber novos integrantes que o jogador pode recrutar ao longo da sua jornada.

Além de todas as coisas que você pode fazer durante a sua exploração existe a possibilidade de passar por cavernas e também por algumas ‘fortificações’ onde você deve eliminar os inimigos do local, saquear os tesouros e libertar alguns reféns etc. Mas de um modo geral, este tipo de atividade secundaria se mostra um pouco cansativa com o tempo, pois são sempre as mesmas mecânicas e objetivos.

Também existem as chamadas ‘Batalhas de Conquista’, sempre que a liderança de uma região é enfraquecida você pode escolher lutar pelos Atenienses ou pelos Espartanos em uma grande guerra com dezenas de soldados, após estes confrontos a nação vencedora aumenta a sua influência sobre a região.

Os diferentes caminhos

Algo realmente curioso é a presença de personagens históricos altamente conhecidos como Sócrates, que muitas vezes lhe manda em missões ‘éticas’ onde você deve tomar decisões que muitas vezes são difíceis, tudo isso faz o jogador pensar se esta fazendo as melhores escolhas. Outro ponto que deve ser mencionado é a possibilidade de se relacionar com diversos NPC’s dentro do jogo, independente se esta jogando com Alexios ou Kassandra é possível ter romances com personagens de ambos os sexos.

Para aqueles que gostam de um pouco mais de desafio existe um modo de jogo chamado “Exploração” onde o jogador não consegue saber onde ficam determinados lugares para concluir suas missões, forçando o jogador a prestar mais atenção aos diálogos e histórias que estão sendo contadas para entender a onde deve ir. Apesar disso ainda é possível perceber algumas dicas que surgem na tela para evitar que o jogador fique completamente perdido.

Uma característica realmente extraordinária do game é a sua qualidade da Dublagem Brasileira, graças aos diálogos bem programados e a sua boa qualidade dos efeitos sonoros dos ambientes é possível se envolver em toda a história com muita facilidade.

Aprimorando os confrontos

Usando uma ideia do seu titulo anterior existe uma ‘Arvore de Habilidades’ onde é possível utilizar pontos conquistados a cada nova evolução do seu personagem, estes pontos podem desbloquear novas habilidades que podem ser passivas que são ativadas automaticamente ou ‘Designadas’ onde o jogador deve colocar ela em um botão de acesso rápido para que seja usada quando for necessária, seja ela para o combate Corpo a Corpo ou a Distância. É possível perceber três grupos diferentes de habilidades, sendo eles classificados para Caça, Combate e Assassinato, cada um com muitas habilidades para desbloquear.

Enquanto por um lado o jogo retira os escudos do jogador, existem muitos outros equipamentos e itens que você pode conquistar, e a possibilidade de se usar armas de todos os tipos como Machados, Espadas, Lanças, Arcos etc., estes itens também podem ser divididos em categorias de raridade, como itens classificados como Comuns, Raros, Lendários etc.

Ao visitar as cidades do jogo é possível localizar determinados NPC’s vendedores, onde o jogador pode comprar itens e também vender equipamentos que encontrou pelo caminho, ou até mesmo aprimorar estes itens usando materiais coletados durante a sua jornada para que eles se tornem ainda mais poderosos.

Caçadores de recompensa

Algo também interessante é a presença de um sistema de ‘Procurado’, onde mercenários poderosos vão começar a caçar você por todo o mundo em busca de uma recompensa por sua cabeça. Estes níveis de procurado aumentam conforme você começa a representar um ‘Problema’ se matar ou roubar com frequência.

É possível até mesmo que múltiplos caçadores de recompensa estejam atrás de você, então seja cauteloso pois ao eliminar algum caçador um outro mais poderoso será enviado em seu lugar, para resolver este problema você deve eliminar o individuo no mapa que mandou o caçador em sua procura.

Mas, também é possível pagar uma determinada quantia de dinheiro pela sua ‘liberdade’, assim é possível economizar tempo e evita confrontos perigosos com alguns dos caçadores de recompensa.

Conclusão

A sua grande e bela aventura por todo o mundo grego em Assassin’s Creed Odyssey é realmente uma experiência extraordinária que consegue oferecer uma sensação incrível ao jogador que busca bons gráficos e muita exploração, tudo isso utilizando elementos já conhecidos do seu titulo anterior e com algumas melhorias. O game consegue entregar uma boa experiência ao jogador com a sua possibilidade de escolher entre 2 personagens diferentes para viver a sua aventura e também pelos seus aprimoramentos nos combates que agora estão mais ‘Agressivos’.

Mas, apesar de sua história ser realmente envolvente é possível gastar uma quantidade elevada de horas no jogo em missões secundarias que se mostram quase obrigatórias, tudo isso somente para evoluir o seu personagem e voltar a progredir nas missões principais. O sistema de Cavernas, Fortificações e também o sistema de Batalha de Conquista do jogo possuem na maior parte do tempo as mesmas mecânicas, tornando esse outro tipo de atividade secundaria um pouco ‘Cansativa’ com o tempo.


Identificação de Credibilidade da Review

Autor: Jucélio “Lenda” Verissimo
Xbox One (FAT)

Digital Key provided by Ubisoft

Esta nossa análise de Assassin’s Creed: Odyssey representa a nossa opinião diante do jogo, com base em tudo o que vimos e experimentamos durante o gameplay.

Recomendamos a todos que joguem e tirem as suas próprias conclusões, pois, sabemos que as pessoas têm opiniões e gostos diferentes.


Entenda as nossas notas e avaliações, acesse aqui!

PONTOS POSITIVOS:

◆ A qualidade visual do jogo é imersiva e surpreendente, certamente esta entre os jogos de melhores gráficos do ano.
◆ É empolgante e desafiador enfrentar as criaturas míticas como o Minotauro e a Medusa que são apresentados no jogo.
◆ A possibilidade de viver a sua aventura escolhendo 1 dos 2 personagens diferentes é algo promissor.
◆ Possui uma história profunda, e se torna envolvente por conta da qualidade da sua dublagem.

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Com o tempo as missões secundarias se tornam praticamente obrigatórias para conseguir evoluir no jogo e progredir nas missões principais.
◆ Algumas atividades secundarias como as Fortificações e Cavernas se tornam cansativas e repetitivas com o tempo.
◆ Foi possível perceber bugs aleatórios em alguns NPC's do jogo, mas não é nada de muito grave.
Jogabilidade
9
Aspecto Visual
10
Aspecto Sonoro
10
Dificuldade
9.1
História
9.3
Diversão
8

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ A qualidade visual do jogo é imersiva e surpreendente, certamente esta entre os jogos de melhores gráficos do ano. <BR>◆ É empolgante e desafiador enfrentar as criaturas míticas como o Minotauro e a Medusa que são apresentados no jogo. <BR>◆ A possibilidade de viver a sua aventura escolhendo 1 dos 2 personagens diferentes é algo promissor. <BR>◆ Possui uma história profunda, e se torna envolvente por conta da qualidade da sua dublagem. <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Com o tempo as missões secundarias se tornam praticamente obrigatórias para conseguir evoluir no jogo e progredir nas missões principais. <BR>◆ Algumas atividades secundarias como as Fortificações e Cavernas se tornam cansativas e repetitivas com o tempo. <BR>◆ Foi possível perceber bugs aleatórios em alguns NPC's do jogo, mas não é nada de muito grave.Assassin's Creed: Odyssey - Análise