Shadows: Awakening – Análise

Esta é a mais nova aventura da saga Heretic Kingdoms e foi desenvolvido pela Games Farm e publicado pela Kalypso Media Digital. Shadows: Awakening é um RPG Single-Player isométrico que possui uma jogabilidade que pode lembrar grandes jogos do gênero, mas com alguns novos aspectos promissores.

Sua historia começa quando membros de um concelho secreto chamado de Penta Nera são misteriosamente assassinados e suas almas consumidas por demônios conhecidos como “Devourers” que também assumem o controle de seus corpos.

Então um mago chamado Krenze consegue unir forças com um “Devourer” que com a sua ajuda poderá possuir as almas e corpos de diversas criaturas e juntos partem em busca da verdade por trás dos recentes acontecimentos.

O jogo Shadows: Awakening foi lançado em 31 de agosto de 2018 para as plataformas Xbox One, Playstation 4 e Computador.

Aspecto visual

Logo em seu primeiro momento é possível perceber a sua ambientação bem desenvolvida e que mesmo ao longo de sua jornada consegue se manter de forma visualmente agradável, seja em construções, florestas ou até mesmo no deserto o jogo prova que a sua qualidade não se perde no caminho. É possível admirar os seus belos visuais de forma ainda mais clara ao chegar no “Mercado”, uma cidade no deserto que é repleta de NPC’s e vendedores de itens diversos.

Cada um dos seus personagens possuem habilidades únicas e com efeitos bem programados em sua boa maioria, mas existem determinados poderes que apresentam efeitos pouco perceptíveis ao jogador, tornando algumas destas “Magias Especiais” fracas visualmente.

Outro ponto que deve ser mencionado é em relação a certos lugares onde o seu personagem parece se movimentar “flutuando” sobre o terreno e momentos raros onde foi perceptível uma queda incomum na performance, mas que não chega a prejudicar a experiência proporcionada pelo jogo.

Jogabilidade

Você controla inicialmente um demônio também chamado de “Devourer” que pode mudar entre o reino das sombras e o reino dos mortais com o simples pressionar de um botão, para que isto aconteça você deve possuir as almas de alguns guerreiros que você enfrenta em sua jornada ou as almas de antigos personagens do passado. É possível selecionar até 3 almas para alternar entre elas e o seu Devourer sempre que necessário durante o seu jogo, tudo isso enquanto explora lugares repletos de monstros, demônios e as mais diversas criaturas míticas espalhadas por todo este fantástico mundo.

Existem caminhos que só podem ser percorridos no reino das sombras, então permanecer sempre atento nos dois mundos é um ponto crucial durante a sua aventura, mas seja cuidadoso pois ainda enquanto explora o reino das sombras é possível notar que existem inimigos diferentes que caminham neste lugar. Outro ponto interessante a ser mencionado é que você deve distribuir pontos de atributos, habilidades especiais e talentos de forma independente para cada personagem que você controlar.

Existe uma grande variedade de personagens/almas para desbloquear e utilizar, cada um deles possui uma história de origem, personalidade e habilidades únicas que podem ser usadas das mais diversas maneiras.

Customização

Existe uma enorme quantidade de equipamentos diferentes para conseguir durante o seu jogo como Espadas, Cajados, Arcos e alguns deles só podem ser usados por personagens específicos assim como armaduras diversas que podem ser para o seu Devourer ou para algum dos personagens que você controla. Estes equipamentos podem ser aprimorados com essências que você coleta ao longo do caminho, estes aprimoramentos proporcionam diversas vantagens ao seu personagem que podem variar com mais ataque, defesa, roubo de vida etc. Também existem itens raros e poderosos que mudam não somente a aparência dos personagens que acompanham sua jornada como também oferecem atributos ainda melhores.

Aspecto Sonoro

Algo que deve ser levado em conta é a trilha sonora do jogo, a exemplo das musicas de Menu que mostra um grande toque orquestral digna de momentos épicos, assim como as musicas durante o seu gameplay que proporcionam uma aventura mais imersiva e empolgante, mas alguns efeitos de som como passos ainda deixam a desejar, oferecendo uma sensação pouco realista ao caminhar com o seu personagem sobre determinadas superfícies.

Infelizmente Shadows: Awakening não possui dublagem e nem legendas em Português do Brasil, o que pode acabar prejudicando o entendimento das histórias e diálogos do jogo pelo publico brasileiro.

Dificuldade

Através de um gameplay ao estilo clássico de jogos de RPG é fácil entender toda a mecânica do jogo após alguns minutos e a adição da possibilidade de alternar entre os reinos das sombras e o reino dos mortais é realmente promissor e possibilita muitas possibilidades novas para os combates. Apesar dos mapas do jogo se mostrarem instanciados, muitos deles são grandiosos e repletos de detalhes e áreas secretas para serem descobertas, o que oferece ainda mais horas diversão para os fãs de jogos do gênero.

Apesar de parecer simples, o jogo apresenta muitas, muitas e muitas horas de gameplay e pode se mostrar difícil de entender em algumas das missões, onde você pode se “perder” por não entender o que fazer em determinados momentos, mas não é nada que prejudique muito a diversão.

Outro fator importante em Shadows: Awakening é a sua grande variedade de inimigos apresentados no jogo, em cada mapa que você visitar os monstros são diferentes em ambos os reinos assim como os desafios e puzzles que você pode encontrar.

Conclusão

Certamente Shadows: Awakening agrada aos jogadores que procuram uma aventura ao estilo mais Old School dos jogos de RPG, apresentando uma vasta quantidade de armaduras e armas para serem utilizados é possível gastar muitas horas dentro do jogo com facilidade. É possível perceber que o game também brilha graças a sua mecânica de alternar os personagens com o pressionar de um botão e isso proporciona combates mais profundos e desafiadores em determinadas lutas. Mas, apesar de tudo existem alguns raros momentos onde a performance do jogo pode acabar ficando abaixo do normal e alguns fatores como a falta de legendas em português, tempos longos de carregamento e a dificuldade para entender a história em determinados momentos acabam prejudicando o desempenho do jogo no nosso país.


Identificação de Credibilidade da Review

Jucélio “Lenda” Verissimo
Xbox One (FAT)

Digital Key provided by Kalypso Media

Esta nossa análise de Shadows: Awakening representa a nossa opinião diante do jogo, com base em tudo o que vimos e experimentamos durante o gameplay.

Recomendamos a todos que joguem e tirem as suas próprias conclusões, pois, sabemos que as pessoas têm opiniões e gostos diferentes.


Entenda as nossas notas e avaliações, acesse aqui!

PONTOS POSITIVOS:

◆ História profunda e com opções de diálogos e missões opcionais com NPCs;
◆ Visual dos cenários que são repletos de detalhes;
◆ Mecânica de múltiplos personagens;
◆ Boa variedade de inimigos;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Falta de legendas em português acaba prejudicando um entendimento melhor da história;
◆ Longos tempos de carregamento;
Jogabilidade
8
Aspecto Visual
9.5
Dificuldade
7.5
Aspecto Sonoro
8
Customização
8.5
Diversão
7.5

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ História profunda e com opções de diálogos e missões opcionais com NPCs; <BR>◆ Visual dos cenários que são repletos de detalhes; <BR>◆ Mecânica de múltiplos personagens; <BR>◆ Boa variedade de inimigos; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Falta de legendas em português acaba prejudicando um entendimento melhor da história; <BR>◆ Longos tempos de carregamento;Shadows: Awakening - Análise