SCUM [Early Access] – Análise

Esta é uma review de um jogo em acesso antecipado [Early Access], algo que funciona como um período de testes, todo o conteúdo aqui presente esta sujeito a mudança com as atualizações que serão fornecidas pelos desenvolvedores até que o jogo seja lançado ao mercado.


A GamePires desenvolveu SCUM ao melhor estilo Survival, atualmente em acesso antecipado o jogo esta sendo publicado pela famosa Devolver Digital e produzido pela Crotean, responsáveis por títulos famosos como a franquia Serious Sam.

Sobreviva como um prisioneiro que é libertado em uma grande e desafiadora ilha, através do modos Single Player e Multiplayer Online com até 64 jogadores do mundo inteiro, mas seja cuidadoso, nem todos eles serão seus amigos.

SCUM chegou em acesso antecipado a plataforma de jogos Steam no dia 4 de agosto de 2018, e desde então vem atraindo a atenção do mundo, chegando a conquista de 700 mil jogadores em menos de uma semana.

Aspecto visual

Com um visual realista é fácil perceber que SCUM oferece uma experiencia agradável e detalhada tirando grande proveito da Unreal Engine 4, que é a engine gráfica no qual o jogo esta sendo desenvolvido. Com grandes campos abertos, florestas densas, cidades e bases militares, você tem um mapa verdadeiramente gigantesco da ilha Bagne de Cayenne onde acontece a sua luta pela sobrevivência.

Como muitos outros jogos em acesso antecipado a sua otimização ainda precisa de melhorias, mas de um modo geral o jogo se encontra com uma performance aceitável mesmo em gráficos mais altos.

Jogabilidade

Você começa apenas com a sua roupa de prisioneiro no corpo e deve conseguir sobreviver utilizando o que encontrar pela frente, desde madeira, pedras, panos e pedaços de ferro que podem ser utilizados para criar alguns tipos de itens como equipamentos e armas que irão ajudar a enfrentar os mais diversos desafios. É possível verificar no mapa os locais onde existem cidades e bases militares através de pontos vermelhos, ao chegar nestes locais você tem a liberdade de vasculhar praticamente todas as casas, galpões e latas de lixo em busca de itens que podem ser uteis.

Ao chegar em uma das bases militares há mais chances de encontrar armas de fogo, mas tome muito cuidado, o local geralmente é guardado por robôs gigantes que vão atirar em você com tudo o que tem assim que avistarem o seu personagem seja jogando sozinho ou online. Apesar de possuir um mapa gigantesco o jogo não possui veículos de transporte utilizáveis, você precisa percorrer o mapa inteiro a pé, o que para muitos jogadores pode se tornar cansativo e entediante as vezes.

Modos de Jogo & Servidores

Enquanto se joga com o seu personagem no modo Single Player, os seus inimigos são zumbis que estão espalhados por toda a ilha, e não se engane, apesar de estarem sozinhos nunca chegue perto de um sem alguma arma em mãos, eles podem correr atras de você causando bastante dano. Mas, assim que possuir pelo menos uma lança ou uma arma é possível enfrentá-los com mais facilidade.

Durante as partidas no modo Multiplayer Online é possível se juntar a sessões mata mata em equipe ao acessar o painel “Events”, as custas de FP [Fame Points] que são adquiridos durante a sua sobrevivência, fornecendo uma diversão mais diversificada além de coletar itens e caçar outros jogadores, quanto mais Fame Points você tem, maior se torna o seu rank pessoal dentro do jogo.

O game possui diversos servidores na America do Sul que ajudam a ter uma experiencia melhor durante o Multiplayer, mas, mesmo em servidores brasileiros é possível perceber um lag incomum que acaba atrapalhando a experiencia que o jogo proporciona, principalmente ao enfrentar outros jogadores que estão prestes a tentar matar você.

Controle & Dificuldade

Durante os primeiros momentos em SCUM você pode facilmente se perder nos comandos, principalmente ao tentar correr com o seu personagem, diferentemente de muitos outros jogos no mercado, aqui você não corre segurando “Shift” mas sim ao movimentar o Scroll “a bolinha de rolagem” do seu mouse para cima e para baixo, com isso é possível aumentar ou reduzir a movimentação do seu personagem, o que pode causar perda de estamina, mas ela é facilmente recuperada enquanto fica parado.

Como um jogo que possui modos Single Player e Online, existem vários fatores que podem aumentar a sua dificuldade, mas uma das coisas que causam uma certa duvida aos jogadores é o fato do sistema de craft do jogo ser um tanto complicado de utilizar, o painel não tem um aspecto claro e por vezes pode parecer um pouco confuso para entender no inicio o que você precisa para criar ferramentas básicas e armas.

É possível notar uma grande variedade de estatísticas do seu personagem ao acessar o painel de metabolismo do seu personagem, aqui é revelado informações importantes como o batimento cardíaco, temperatura do seu corpo e até mesmo o seu volume de sangue, neste aspecto o jogo possui um nível extraordinário de possibilidades e qualquer ferimento pode levar a serias consequências ao seu personagem.

Um ponto curioso é que durante o seu jogo também é necessário realizar algumas atividades para manter a saúde do seu personagem em dia, como urinar ou até mesmo defecar. Quando o seu personagem morre seja por um zumbi ou por outro jogador, você perde uma certa quantidade de pontos de FP [Fame Points], podendo algumas vezes até ficar com um saldo negativo.

Customização

Por ser um titulo ainda em acesso antecipado muitos dos conteúdos do jogo são limitados, como a personalização do seu personagem que possui apenas 4 tipos de rosto diferentes, a possibilidade de usar tatuagem ou não, selecionar a sua idade e a musculatura do seu corpo. É possível notar que diversas outras opções ainda estão em desenvolvimento, como a seleção de gênero, cor da pele, novos pontos de atributos e até mesmo o seu tipo de criminoso.

Por outro lado durante o jogo você pode coletar e usar as mais diversas roupas que encontrar pelo caminho como casacos, chapéus e calças que não só melhoram o seu visual como também aumentam a quantidade de itens que você pode levar além dos espaços fornecidos pelas mochilas.

Aspecto sonoro

A maior parte dos efeitos de som do jogo parecem funcionar de acordo como deveriam, mas os sons de passos, tiros e o barulho dos zumbis ainda deixam muito a desejar, por ser um titulo em acesso antecipado muitos desses aspectos ainda devem ser melhorados com o tempo, assim como também uma melhoria na trilha sonora que de certo modo oferece apenas alguns toques de fundo onde por vezes você nem percebe que estão presentes.

Conclusão

É fácil perceber o porque SCUM estar vendendo tão bem desde que foi lançado em acesso antecipado, oferecendo uma experiencia nova ao gênero survival e um belo visual realista o jogo proporciona grandes momentos de diversão ao se jogar com os amigos em partidas online, além do seu vasto controle sobre a vida do seu personagem onde é possível monitorar até mesmo quantos litros de sangue o seu personagem tem no corpo, toda a gigantesca ilha possui muitos locais para explorar. Mas, apesar dos seus muitos acertos, alguns aspectos ainda deixam a desejar, como a complicada interface de criação de itens, a qualidade de conexão dos servidores e as poucas opções de personalização do seu personagem. Contudo, SCUM tem tudo para proporcionar uma experiência épica para qualquer fã do gênero de sobrevivência, os desenvolvedores sabem do seu incrível potencial e já estão preparando muitas novidades que chegarão para o game ao longo do seu acesso antecipado.


Identificação de Credibilidade da Review

Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Digital Key provided by Devolver Digital

Esta nossa análise de SCUM (Early Access) representa a nossa opinião diante do jogo, com base em tudo o que vimos e experimentamos durante o gameplay.

Recomendamos a todos que joguem e tirem as suas próprias conclusões, pois, sabemos que as pessoas têm opiniões e gostos diferentes.


Entenda as nossas notas e avaliações, acesse aqui!

PONTOS POSITIVOS:

◆ Apresenta um visual bem detalhado e agradável;
◆ Possui modos Single Player e Multiplayer;
◆ Mapa gigantesco para explorar;
◆ Proporciona varias horas de diversão com os amigos;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Apresenta lag incomum no modo Multiplayer, mesmo em servidores brasileiros;
◆ Alguns efeitos sonoros deixam a desejar;
◆ Personalização de personagem ainda é muito limitada;
◆ Não possui veículos de transporte, sendo necessário percorrer todo o mapa a pé;
Jogabilidade
8
Gráficos
9.5
Dificuldade
8
Customização
6.5
Aspecto Sonoro
7.5
Modos de Jogo
9
Diversão
8

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

There are no upcoming events at this time

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Apresenta um visual bem detalhado e agradável; <BR>◆ Possui modos Single Player e Multiplayer; <BR>◆ Mapa gigantesco para explorar; <BR>◆ Proporciona varias horas de diversão com os amigos; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Apresenta lag incomum no modo Multiplayer, mesmo em servidores brasileiros; <BR>◆ Alguns efeitos sonoros deixam a desejar; <BR>◆ Personalização de personagem ainda é muito limitada; <BR>◆ Não possui veículos de transporte, sendo necessário percorrer todo o mapa a pé;SCUM [Early Access] - Análise