O mundialmente aguardado Resident Evil 4 (Remake) finalmente foi lançado no mercado e já está entre nós, o novo jogo foi desenvolvido e publicado pela Capcom como uma recriação completa do classico que conquistou milhões de fãs, agora chegou o momento de conferir a nossa análise completa e sem spoilers.
O game foi lançado oficialmente em 24 de março de 2023 para as plataformas do Computador (PC), Xbox Series X/S, PlayStation 4 e PlayStation 5.
Uma experiência clássica e moderna
Para aqueles que jogaram a versão clássica de Resident Evil 4, este novo título se mostrou como um prato cheio, pois mantém todos os pontos positivos da sua antiga versão e melhora em todos os aspectos, apresentando uma jogabilidade de tiro em terceira pessoa e um visual digno da nova geração.
O jogo mantém a sua história original que se inicia com Leon S. Kennedy em busca de Ashley Graham, filha do presidente que foi raptada, para evitar spoilers aos novos jogadores, não vamos nos aprofundar muito na história.
O design da ambientação, construções e localidades do jogo é rico em detalhes, mas não deixe toda essa beleza distrair você, pois os inimigos agora estão mais mortais do que nunca, pois agora são ainda mais agressivos e em maior quantidade.
Equipamentos e Melhorias
No jogo é possível gerenciar os espaços do seu inventario de maneira livre e sem grandes dificuldades, toda a interface é de fácil manuseio para jogadores antigos e também para os novatos que nunca tiveram contato com a franquia.
Durante o gameplay é possível coletar e combinar ervas para criar itens de cura, assim como pólvora e itens diversos para produzir munição do seu armamento. Vale mencionar que dependendo da dificuldade escolhida existe uma abundância maior de itens para coletar em sua jornada.
Outro ponto interessante que vale apena mencionar é que o ‘mercador’ está de volta nesta nova versão, o famoso personagem no qual podemos comprar novas armas, munição e também realizar aprimoramentos diversos ao decorrer da sua jornada.
Mecânicas e missões
Uma nova mecânica interessante é que o jogador pode usar a faca para ‘bloquear e repelir’ determinados ataques dos inimigos (como a motosserra), mas, você precisa ficar atento pois a faca agora pode quebrar dependendo da sua durabilidade.
Também estão presentes algumas missões secundarias em sua jornada, que podem colocar o jogador para encontrar e destruir determinados objetos, e assim concedem recompensas extras.
Aspecto sonoro
Um dos pontos mais fortes e positivos do novo jogo é com toda a certeza a sua localização, o título se apresenta totalmente dublado em nosso idioma, Português do Brasil. E sua dublagem é digna de um grande titulo, com sua excelente escolha de dubladores para os personagens principais, como Leon (Dublado por Felipe Grinnan) e Ashley (Dublado de Michelle Giudice).
Conclusão
O título conta com uma ambientação sombria e misteriosa, que facilmente envolve e prende a atenção dos jogadores, tudo isso sem contar com a sua excelente dublagem em nosso idioma, se tornando facilmente um dos melhores remakes da franquia até então. Sem duvida nenhuma um jogo indispensável para qualquer fã da franquia e também para jogadores novatos que buscam por uma experiência de Resident Evil com qualidade inquestionável.
Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)
Resident Evil 4 (Remake) foi gentilmente cedido pela Capcom para a realização desta análise.
Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.