Diablo IV – Análise

As grandes ameaças chegam uma vez mais no mundo de Santuário, o aguardado Diablo IV já está entre nos, agora chegou o momento de conferir a nossa análise completa e sem spoilers deste novo lançamento da Activision Blizzard.

O game teve o seu lançamento no dia 5 de junho de 2023 para as plataformas do Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5 e Computador (PC), vale notar que uma versão para o Steam foi lançada no dia 17 de outubro.

De volta ao mundo de Santuário

O recente lançamento de Diablo IV coloca o jogador de volta ao misterioso universo de Santuário, onde a batalha ancestral entre o bem e o mal atinge um novo ápice. O enredo, centrado na invocação de Lilith, a Filha do Ódio, confere uma reviravolta à narrativa clássica, colocando os demônios no controle. O jogador assume um papel central na busca por Lilith, sendo gradualmente envolvido em um conflito de grandes proporções.

A trama oferece uma progressão interessante, em que o papel do jogador se expande conforme avança na caçada. A conquista da confiança de instituições religiosas e figuras influentes adiciona profundidade à narrativa, enquanto o verdadeiro apelo da jornada reside na testemunha dos horrores desencadeados pela Filha do Ódio. Navegar pelo Santuário revela cidades devastadas, mergulhadas no frio, na loucura e na morte, proporcionando uma imersão única no mundo sombrio do jogo.

A introdução de um mundo aberto é uma adição notável ao estilo da franquia, ampliando a experiência de jogo. O extenso mapa, com seus quatro reinos distintos, vilas, fortificações e cidades, é um feito impressionante mesmo na era de jogos vastos. A diversidade de ambientes, incluindo florestas, montanhas congeladas e desertos áridos, contribui para a riqueza visual e atmosférica do jogo.

Aspecto Sonoro e Ambientação

A qualidade da dublagem é destacada como um ponto forte, contribuindo para uma imersão mais profunda. As vozes bem encaixadas e as interpretações habilidosas dos personagens aprimoram a narrativa, enriquecendo a experiência do jogador.

A ambientação sombria do jogo é elogiada, proporcionando o cenário ideal para o desenvolvimento da história, e o design dos personagens é reconhecido como um destaque positivo.

Exploração com muito conteúdo

A abordagem do jogo em recompensar a curiosidade e a exploração é admirável. A presença constante de novos locais, criaturas e missões secundárias incentiva os jogadores a se aventurarem fora dos caminhos conhecidos. A inclusão de montarias e a conveniência dos portais de transporte rápido minimizam a fadiga do deslocamento, tornando a exploração não apenas essencial, mas também prazerosa.

A introdução de masmorras como desafios pós-missões adiciona uma camada adicional à experiência de jogo. Estes locais, habitados por inimigos de níveis superiores e desafios estratégicos, fornecem uma extensão significativa à longevidade do jogo. A capacidade de ajustar o nível de dificuldade das masmorras, proporcionando uma escalada progressiva de desafios, é uma adição inteligente que promove a rejogabilidade e mantém os jogadores engajados.

A abordagem da loja de cash merece destaque, ao oferecer apenas itens cosméticos que não afetam a jogabilidade, evitando a temida influência “pay-to-win”. Esta decisão preserva o equilíbrio do jogo e mantém a integridade da experiência do jogador.

No entanto, notamos a falta do famoso ‘mapa transparente’ que esta ausente neste novo titulo, um recurso clássico da franquia Diablo, onde era possível visualizar o mapa no meio da tela “com uma transparência” com um simples pressionar de botão. A remoção desse elemento pode impactar negativamente a jogabilidade, especialmente em masmorras, onde a navegação é crucial. A necessidade constante de abrir o mapa em tela cheia pode interromper o fluxo do jogo em determinados momentos.

Classes e habilidades

O game apresenta uma diversidade notável com cinco classes distintas: Bárbaro, Mago, Druida, Necromante e Renegado. Cada classe oferece não apenas uma estética única, mas também mecânicas, dinâmicas e árvores de habilidades exclusivas. Essa variedade acrescenta uma camada estratégica ao jogo, pois a escolha da classe impacta diretamente no ritmo do jogo e na abordagem do combate.

A possibilidade de criar builds personalizadas na árvore de habilidades é um destaque significativo. O jogo incentiva os jogadores a moldarem suas habilidades de acordo com seu estilo de jogo, proporcionando uma experiência altamente satisfatória. A ênfase na combinação de habilidades que se alinham ao gosto do jogador, juntamente com opções alternativas para enfrentar desafios específicos, contribui para a profundidade e personalização da experiência do usuário.

Conclusão

O jogo Diablo IV se destaca na manutenção do equilíbrio entre um mundo aberto expansivo e a capacidade de manter o interesse do jogador. A ausência de espaços vazios é digna de elogios, cada trecho entre cidades oferece desafios constantes, desde inimigos a loot valioso e eventos especiais. A variedade surpreendente nas tarefas e nos monstros mantém a jogabilidade fresca e cativante.

Este não é apenas um simples capítulo promissor na série, mas um exemplo de como revitalizar uma franquia, incorporando elementos modernos sem perder a essência que conquistou os fãs. A combinação de uma narrativa envolvente, um mundo expansivo e a jogabilidade cativante fazem de Diablo IV uma experiência que vale a pena para os veteranos da série e novatos.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Diablo IV foi gentilmente cedido pela Activision Blizzard para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ Uma excelente qualidade visual nos personagens, monstros e ambientações;
◆ Liberdade para criar a sua própria build na arvore de habilidades;
◆ Uma história envolvente e que prende a atenção do jogador;
◆ Totalmente dublado (áudio e texto) em Português do Brasil;
◆ O conteúdo 'endgame' apresenta muitas possibilidades;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Determinados chefes das masmorras passam uma sensação repetitiva;
◆ Algumas missões secundárias não são muito interessantes;
◆ Falta do 'mini-mapa' transparente no centro da tela;
Jogabilidade
9.2
Aspecto Visual
9.5
Aspecto Sonoro
10.0
Otimização
9.4
História
10
Diversão
9.0

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

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<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Uma excelente qualidade visual nos personagens, monstros e ambientações; <BR>◆ Liberdade para criar a sua própria build na arvore de habilidades; <BR>◆ Uma história envolvente e que prende a atenção do jogador; <BR>◆ Totalmente dublado (áudio e texto) em Português do Brasil; <BR>◆ O conteúdo 'endgame' apresenta muitas possibilidades; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Determinados chefes das masmorras passam uma sensação repetitiva; <BR>◆ Algumas missões secundárias não são muito interessantes; <BR>◆ Falta do 'mini-mapa' transparente no centro da tela;Diablo IV - Análise