Análise: Metro Exodus – Uma belíssima e perigosa jornada!

Metro Exodus foi desenvolvido pela 4A Games e publicado pela Deep Silver como uma sequência direta dos eventos que ocorreram em Metro 2033 e Metro Last Light, esta franquia segue um modelo de ‘Tiro em Primeira Pessoa’ com elementos de ‘Sobrevivência e Stealth’, a história é baseada nos livros de Dmitry Glukhovsky. Veja a nossa análise completa do jogo ao longo desta publicação.

Este jogo teve o seu lançamento realizado em 15 de fevereiro de 2019 para as plataformas Xbox One, PlayStation 4 e Computador, o game conta com Legendas completas em Português do Brasil.

Uma jornada perigosa

A partir dos primeiros momentos em Metro Exodus você percebe rapidamente que a qualidade visual do jogo é surpreendente, tornando este um dos jogos mais belos desta geração. Neste mais novo título da franquia você controle o personagem – Artyom – que já é muito conhecido para aqueles que jogaram os títulos anteriores. Para evitar spoilers que possam prejudicar a experiência dos novos jogadores não vamos falar muito sobre o que acontecerá durante a sua história ou até mesmo sobre o destino de alguns personagens, etc.

Sua jornada começa tentando captar um sinal de rádio nas áreas ao redor da superfície congelante e perigosa desta Moscou pós-apocalíptica, mas brevemente depois você descobre que existe mais vida além desta perigosa região, então você parte em uma busca por um novo lar a bordo do trem batizado de – Aurora – e ao lado de Anna (a esposa de Artyom) e alguns grandes companheiros.

Ao longo desta caminhada você encontra inimigos e desafios perigosos enquanto percorre a rede ferroviária – Transiberiana – (Rede que conecta a Rússia Europeia e as províncias do Extremo Oriente Russo). Tudo isso acontece em meio a uma ambientação extremamente detalhada e realista, em diversos lugares você também pode respirar sem o uso de “filtros”.

Outro ponto que devemos mencionar com relação ao jogo é que o seu personagem – Artyom – é bem silencioso durante os diálogos dentro das missões, se comunicando apenas entre os tempos de “carregamento”, nestes momentos ele fala sobre o que esta acontecendo no momento e da mais detalhes sobre o comportamento dos seus companheiros.

Vale lembrar que algumas das ações que você toma durante a história acaba afetando o destino de alguns personagens, então seja cuidadoso em como você pretende dar o próximo passo.

Se preparando com o que tem!

Em Metro Exodus você pode coletar uma quantidade diversa de materiais que estão espalhados em armários, construções e os mais diversos lugares através dos ambientes do game. O jogador pode usar a sua mochila para criar aprimoramentos para as suas armas e também para ativar melhorias que podem ser aplicadas ao personagem, permitindo que o personagem carregue mais granadas, munição, etc.

As armas do jogo são em sua maior parte, feitas a mão, então é normal algumas acabarem falhando em meio a um tiroteio, por isso esteja sempre atento na barra da “durabilidade” da arma, sempre que possível faça a ‘limpeza da arma’ para que ela volte ao seu melhor estado.

Mesmo com uma grande liberdade para usar a mochila e criar mais munição, etc., existem alguns aprimoramentos que só ficam disponíveis em ‘bancadas’ que podem ser encontradas ao visitar alguns locais protegidos.

Os inimigos e ameaças

Ao prosseguir com a sua jornada ou simplesmente ao caminhar pelas regiões do jogo você vai se deparar com muitas criaturas, algumas extremamente perigosas, mas estes monstros e feras que foram afetados pela radiação ao longo dos anos não são o seu único inimigo. Os vilarejos desconhecidos e regiões com humanos canibais que vivem em zonas isoladas também se mostram muitas vezes como uma ameaça mortal.

Existem vários momentos que você pode prosseguir de forma “furtiva” sem chamar a atenção dos inimigos, mas, algo interessante é que se você atacar fortemente um grupo de inimigos eles podem ficar amedrontados, então começam a se render.

Algo que também é muito interessante no jogo é com relação aos ciclos de dia e noite, sempre que você esta jogando e começa a escurecer você percebe que os inimigos começam a mudar na região, e até mesmo o seu comportamento fica diferente, forçando o jogador a abordar outras táticas durante o confronto.

As regiões e climas intensos

Durante a sua jornada em Metro Exodus você vai percorrer diversas regiões ao longo das 4 estações do ano, começando em lugares extremamente frios durante o inverno em Moscou, mas brevemente durante a sua viagem você chega a região do rio Volga durante a primavera, neste momento você percebe que a neve começa a derreter e a ambientação se torna ainda mais bela.

Após este período da primavera no rio Volga você segue viagem a bordo do trem – Aurora – e chega ao Deserto Cáspio, um lugar extremamente quente que também é atingida por tempestades de areia, neste momento o seu trem esta ficando sem água e combustível, então você deve percorrer estas regiões para encontrar estes itens e então conseguir prosseguir com a sua viagem.

E finalmente a estação do outono, aqui passamos por uma grande floresta boreal (tipo de floresta conhecida como taiga), apesar de ser uma região muito bela os perigos aqui são ainda maiores e precisamos tomar cuidado, pois, além de regiões de pântanos também encontramos um inimigo feroz que domina estas regiões.

Conclusão

Durante a nossa análise de Metro Exodus observamos muitos dos detalhes do jogo, ficou claro que este é um dos melhores títulos da franquia, é louvável ver o belíssimo jogo que a 4A Games conseguiu trazer para a atual geração de videogames. A história do jogo é profunda e muito bem trabalhada, proporcionando momentos interessantes de escolhas que afetam alguns acontecimentos.

Existe uma boa liberdade de abordar inimigos de maneiras diferentes, ideal para aqueles que gostam de jogar usando elementos furtivos ou simplesmente indo diretamente ao ponto e causando aquela ação em torno de grandes tiroteios.

Contudo, existem alguns pontos que não agradam tanto quanto esperado, como a falta das falas do personagem principal interagindo com aqueles que encontramos pelo caminho, e também o tempo de carregamento inicial que muitas vezes nos forçou a esperar mais de 2 minutos para conseguir simplesmente entrar no mundo do game.


Identificação de Credibilidade da Review

Jucélio “Lenda” Verissimo
Xbox One (FAT)

Digital Key provided by Deep Silver

Esta nossa análise de Metro Exodus representa a nossa opinião diante do jogo, com base em tudo o que vimos e experimentamos durante o gameplay.

Recomendamos a todos que joguem e tirem as suas próprias conclusões, pois, sabemos que as pessoas têm opiniões e gostos diferentes.


Entenda as nossas notas e avaliações, acesse aqui!

PROS:

◆ O visual do jogo foi muito bem trabalhado, oferece uma ambientação verdadeiramente incrível.
◆ A história do jogo é profunda e em determinados momentos pode ser afetada por escolhas.
◆ Sistema de criação de itens é pratico e facil.
◆ Possuí legendas completas para Português do Brasil.
◆ As regiões com estações diferentes proporcionam inimigos diferentes e ainda mais desafiadores.

CONS:

◆ O tempo de carregamento inicial do jogo se mostrou acima do normal, forçando o jogador a aguardar bastante para entrar no mundo.
◆ O personagem principal acaba ficando apenas como um ouvinte durante dialogos entre os personagens no mundo, tornando um pouco estranho ao desenrolar da história.
Jogabilidade
9.5
Aspecto Visual
10
Aspecto Sonoro
9.5
Dificuldade
9
História
9.5
Diversão
9

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PROS: </b><BR> <BR>◆ O visual do jogo foi muito bem trabalhado, oferece uma ambientação verdadeiramente incrível. <BR>◆ A história do jogo é profunda e em determinados momentos pode ser afetada por escolhas. <BR>◆ Sistema de criação de itens é pratico e facil. <BR>◆ Possuí legendas completas para Português do Brasil. <BR>◆ As regiões com estações diferentes proporcionam inimigos diferentes e ainda mais desafiadores. <br><br> <b>CONS: </b><BR> <BR>◆ O tempo de carregamento inicial do jogo se mostrou acima do normal, forçando o jogador a aguardar bastante para entrar no mundo. <BR>◆ O personagem principal acaba ficando apenas como um ouvinte durante dialogos entre os personagens no mundo, tornando um pouco estranho ao desenrolar da história.Análise: Metro Exodus - Uma belíssima e perigosa jornada!